Consumidor
1-Como faço um novo cadastro ou acesso meus dados?
Clique na guia Acesso
Consumidor e, depois, em criar cadastro, caso seja um novo usuário,
ou digite e-mail e senha, caso queira acessar dados já cadastrados.
2 -Posso cadastrar qualquer número de telefone?
Não. O consumidor só pode cadastrar as linhas telefônicas
que estiverem em seu nome e desde que estejam registradas no estado de
Minas Gerais.
3 -Preciso pagar para cadastrar meu número ou para acessar
o cadastro?
Não. O cadastro e o acesso são totalmente gratuitos.
4 -A inscrição da linha telefônica no cadastro
bloqueia todas as chamadas de telemarketing?
Não. A linha ainda poderá receber chamadas de entidades
filantrópicas que solicitam doações e de fornecedores
que o consumidor autorizar.
5 -Os fornecedores de outros estados também ficam proibidos
de ligar e mandar SMS para o número cadastrado?
Sim. Os fornecedores de outros estados também devem consultar o
cadastro antes de efetuar ligações ou enviar SMS aos consumidores
do estado de Minas Gerais.
6 -As empresas de cobrança também estão
proibidas de ligar e mandar SMS para o número cadastrado?
Não. O cadastro serve para bloquear as ofertas de produtos e serviços.
7 -Em quanto tempo após o cadastramento da linha os fornecedores
devem deixar de ligar e mandar SMS?
Após o 30º dia da inscrição de uma linha no
cadastro, os fornecedores estarão proibidos de ligar ou enviar
SMS.
8 -Posso escolher de qual fornecedor quero continuar recebendo
ligação ou SMS?
Sim. Caso o consumidor queira que um ou mais fornecedores permaneçam fazendo contato, deverá
autorizar por escrito. Para isso, deve assinar o Termo de Autorização disponível na Sede
do Procon-MG (Rua dos Gonçalves Dias, 2039, Lourdes, Belo Horizonte/MG). Somente com essa autorização
assinada pelo consumidor o fornecedor poderá ligar para o número bloqueado.
Esse documento deve ficar de posse do fornecedor, com cópia para o consumidor.
Atenção: Alguns fornecedores podem tentar
se valer dessa possibilidade para induzir o consumidor a assinar autorização
de desbloqueio de ligações no momento da contratação
do serviço ou da venda de produtos. A autorização
deve ocorrer por vontade expressa do consumidor e mediante assinatura
do Termo de Autorização fornecido pelo Procon-MG. O consumidor
que se sentir forçado a assinar a autorização deve
denunciar o fato a um órgão de defesa do consumidor.
9-Por quanto tempo o meu número de telefone fica cadastrado?
O cadastro é válido por tempo indeterminado. O consumidor
pode incluir ou excluir cadastro de linhas telefônicas a qualquer
momento.
10-O fornecedor tem acesso aos meus dados pessoais?
Não. Somente aos números de telefone cadastrados.
11-Como o fornecedor tem acesso à lista de telefones cadastrados?
Por meio de cadastro no site do Procon-MG.
12-O que acontece com o fornecedor que desrespeitar o bloqueio?
O fornecedor que não respeitar a vontade do consumidor ficará
sujeito a multa, de acordo com o art. 57 do Código de Defesa do
Consumidor, sem prejuízo da aplicação de medidas
administrativas mais severas, como a suspensão temporária
de atividade, a serem aplicadas aos infratores reincidentes.
13-Como faço para denunciar um fornecedor?
Registre a sua manifestação diretamente na página
do Setor
de Atendimento do Procon-MG, informando a data e o nome do fornecedor
e, quando possível, o nome do operador, o horário da ligação,
o número do telefone que originou a chamada, o produto ou serviço
ofertado e qualquer outro dado que auxilie na identificação
do infrator.
14-Recebi um telefonema, mas não tenho identificador de
chamadas. Posso fazer a manifestação assim mesmo?
Sim. No momento em que for registrada a manifestação, você
poderá autorizar o Procon-MG a solicitar à operadora de
telefonia uma lista das chamadas efetuadas para o seu número no
dia da ocorrência.
15- Já fiz o cadastro e quero retirar meu número.
Como devo fazer?
Basta acessar o cadastro e clicar no ícone excluir, que fica na
frente do número.
16- Quero alterar minha senha. Como devo fazer?
Informe seu e-mail de cadastro e sua senha atual para acessar o sistema.
Depois acesse a opção Alterar senha, informe
a nova senha e confirme-a.
17-Esqueci minha senha. Como devo fazer?
Se você esqueceu sua senha e é consumidor, na tela de acesso
do consumidor informe seu e-mail e clique em Lembrar senha.
A senha cadastrada será enviada para o seu e-mail.
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Fornecedor
1 – Como faço um novo cadastro ou acesso meus dados?
Clique na guia Acesso
Fornecedor e clique em criar cadastro, caso seja um novo usuário,
ou digite e-mail e senha, caso queira acessar seu cadastro. Tenha em mãos
nome, razão social, CNPJ, número de telefone de contato
e um endereço de e-mail para acesso.
2 – Sou prestadora de serviços de telemarketing.
Tenho que me cadastrar?
Sim. Você deve efetuar o cadastro como um fornecedor.
3 – Somente o fornecedor pode acessar o cadastro?
Sim. Você pode acessar o cadastro utilizando o e-mail e senha cadastrados.
4– Minha empresa está localizada em outro estado.
Fico sujeita ao cadastro?
Sim. O cadastro é válido para todos os consumidores com
números registrados em Minas Gerais. Não é possível
consultar telefones de outros estados.
6 – Posso condicionar a venda de um produto ou a prestação
de um serviço à assinatura do Termo de Autorização?
Não. Trata-se de prática abusiva e o infrator estará
sujeito a uma das sanções administrativas previstas no art.
57 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
7 – O que acontece se o cadastro for desrespeitado?
O infrator estará sujeito a multa administrativa (art. 57 do CDC),
que poderá variar de 200 a 3 milhões de Ufirs.
8 – A que informações o cadastro dá
acesso?
As informações disponíveis são o número
de telefone cadastrado e as datas do cadastro e do início do bloqueio
das ligações.
9 – Esqueci a senha. Fico impedido de efetuar a consulta?
Não. Informe o e-mail de cadastro do fornecedor e clique em lembrar
senha que a senha de acesso cadastrada será enviada para o e-mail.
10 – Há possibilidade de salvar os números
de telefone constantes no cadastro?
Sim. A lista dos números de telefone de consumidores cadastrados
constarão em planilhas, que poderão ser salvas no computador
do fornecedor.
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